Notícias da UFSC
  • Uma pausa no campus para celebrar o yoga

    Publicado em 19/06/2019 às 21:13

    Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC.

    “Mantenha a atenção no seu corpo, esteja nesse momento presente… Respire tranquilamente… Alongue o tronco, abra o peito…” A voz doce e serena da professora Camila de Lucca reverberava suavemente entre as árvores em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um grupo de aproximadamente 60 pessoas ouvia suas instruções atentamente. “Nosso corpo é uma manifestação da nossa mente. Não existe um ponto onde o corpo termina e a mente começa. Então controlar o corpo é uma forma de conseguir controlar a mente.”
    Continue a leitura » »


  • Conselho Universitário realiza sessão ordinária na terça, 25 de junho

    Publicado em 19/06/2019 às 18:25

    O Conselho Universitário (CUn) da UFSC irá realizar sessão ordinária na terça-feira, 25 de junho. A reunião será realizada a partir das 14h, na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira e terá transmissão ao vivo.

    Confira a ordem do dia:

    1. Apreciação e aprovação das Atas das sessões relativas a 28 de maio de 2019.
    1. Processo nº 23080.072778/2015-68

    Requerente: Pró-Reitoria de Pós-Graduação

    Objeto: Apreciação da proposta de Resolução Normativa relativa ao Estágio Pós-Mestrado na UFSC.

    Relatoria: Conselheira Rosalba Maria Cardoso Garcia

    1. Processo nº 23080.041741/2019-11

    Requerente: Francis Solange Vieira Tourinho

    Objeto: Apreciação da proposta de Alteração da Resolução Normativa 52/2015/CUn

    Relatoria: Conselheiro Juliano Gil Nunes Wendt

    1. Apresentação do Relatório Preliminar pela Comissão constituída pela Resolução 04/CUn/2019 e Proposta de prorrogação do prazo dos trabalhos da Comissão.

    Proponente: a própria Comissão

    1. Informes gerais.

  • Projeto ‘Um Dedo de Prosa’ promove no dia 24 conversa sobre Histórias em Quadrinhos

    Publicado em 19/06/2019 às 17:11

    O projeto Um dedo de prosa do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC realiza evento com o professor Mário César Coelho, do Departamento de Expressão Gráfica (EGR) da Universidade, no dia 24 de junho. O encontro ocorrerá às 14h30, na sala Machado de Assis, no 4º andar do Bloco B do CCE. O professor convidado comentará sobre sua trajetória com Histórias em Quadrinhos, em especial a obra Cidades de Papel, seu trabalho mais recente, ambientada na cidade de Florianópolis.
    Continue a leitura » »


  • Faruk Nome: homenagem da UFSC ao seu exemplo de professor, pesquisador e cientista

    Publicado em 19/06/2019 às 14:29

    Faruk Nome

    Faruk Nome por 41 anos atuou no Departamento de Química da UFSC. E a partir deste 18 de junho de 2019, o inesquecível professor terá seu nome gravado em importante espaço do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM). “A homenagem pode parecer pequena para alguém que foi um dos maiores cientistas brasileiros”, mas, complementa Ubaldo Cesar Balthazar, “é muito simbólica para a instituição”. Para o reitor, “Faruk é o exemplo pronto de professor, pesquisador e cientista”, e seu trabalho elevou o curso ao conceito máximo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Química é um dos três cursos da UFSC com a nota 7.

    No auditório que recebeu o nome do pai, os filhos de Faruk, René e Marcelo, compartilharam a homenagem e o descerramento de duas placas, dispostas na entrada e no interior do espaço, com pró-reitores, ex-reitores, diretores de centros, chefes de departamentos, alunos de graduação e de pós, técnicos, professores e amigos.

    O pesquisador Faruk faleceu em 24 de setembro de 2018, dias após a sua aposentadoria. A notícia consternou a comunidade universitária. Cinco dias antes, recebeu a maior honraria científica do poder executivo do Brasil: a promoção a Grão-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da qual fazem parte personalidades brasileiras e estrangeiras com reconhecida contribuição científica e técnica para o desenvolvimento da ciência no país.
    Continue a leitura » »


  • Cancelamento do show do Fábio Jr. na UFSC

    Publicado em 19/06/2019 às 14:25

    As empresas Agência Produtora e É Show Produtora responsáveis pela agenda e produção do show do cantor Fábio Jr., informam que a apresentação do artista que aconteceria no próximo sábado, 22 de junho, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, foi cancelada por motivo de força maior.

    Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme o Edital 008/SeCArte/2018.

    Para informações sobre o reembolso de ingressos:  É Show Produtora | (48) 99653-6254 | e-mail: .


  • Semana UFSC – 24 a 28 de junho de 2019

    Publicado em 19/06/2019 às 12:54

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o semana UFSC no site.

    Semana UFSC

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.semana.ufsc.br | De 24 a 28 de Junho de 2019

    AVISOS

    Divulga UFSC: participe da pesquisa para aprimoramento do informativo

    A Agência de Comunicação (Agecom/UFSC) está realizando uma pesquisa de avaliação do informativo Divulga UFSC. O formulário online tem por objetivo buscar subsídios para avaliação e aperfeiçoamento editorial a partir da percepção da própria comunidade universitária. Desde 2012 a equipe do Divulga UFSC encaminha diariamente notícias e informações sobre eventos para mais de 72 mil inscritos nas listas de e-mail. A newsletter é um dos principais meios de divulgação da UFSC. No processo de avaliação os participantes também podem sugerir opções de aprimoramento do informativo. A pesquisa está disponível no link até o dia 21 de junho. Continue a leitura>>.

    Inscrições abertas para 25 vagas de professor substituto

    A UFSC publicou edital para contratação de professor substituto para o ensino superior. São 25 vagas para atuação nos Departamentos da UFSC em Araranguá, Blumenau, Joinville e Florianópolis. As inscrições devem ser feitas de em 19 de junho e de 24 e 25 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Observação: Campus Araranguá e Blumenau: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações no Edital 26/2019/DDP ou na página concursos.ufsc.br.

    Mostra de Pesquisas sobre violências contra as mulheres recebe submissões de trabalhos

    A I Mostra de Pesquisas sobre violências contra as mulheres – MOSTRA VCAM, é um projeto idealizado pelo Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos (Lilith/UFSC), em conjunto com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/TJSC), que será realizado nas dependências do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, nos dias 17 e 18 de outubro. O projeto constitui-se pelo chamamento de trabalhos científicos, apresentação oral e posterior publicação dos trabalhos apresentados em um livro, onde cada trabalho corresponderá a um capítulo do livro. O prazo final para a submissão de trabalhos é 25 de agosto. Mais informações.

    DIA A DIA

    24 de junho, segunda-feira

    • 3ª edição do Cineclube Sessão de Arte, à Tarde na UFSC exibe ‘Julieta dos Espíritos’

    Nesta edição, o Projeto Cineclube III apresenta filmes do diretor Federico Fellini, que trabalha com uma temática Clownesca que permeia seus filmes levando-o a chamá-los de “Circo-Cinema”. O próximo filme a ser exibido, às 14h30 no Bloco D do CCE, no 1º andar, sala 108, será ‘Julieta dos Espíritos’. Saiba mais.

    • PET Nutrição UFSC realiza roda de conversa sobre órgão extinto de segurança alimentar e nutricional

    O PET Nutrição UFSC realiza, às 18h, uma roda de conversa sobre a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), órgão extinto pelo governo nos primeiros dias deste ano. O evento será realizado na sala 911 do CCS. As inscrições podem ser feitas pelo link.

    • IV SBEDR – Seminário Brasileiro de Escrita Dramática

    O Núcleo de Estudos em Encenação Teatral e Escrita Dramática (NEEDRAM), junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT/UFSC), promove o IV SBEDR – Seminário Brasileiro De Escrita Dramática: Reflexão e Prática. O evento será realizado de 24 a 26 de junho, no Auditório Henrique Fontes, no CCE. Saiba mais.

    • Cine UFSC exibe ‘Assunto de Família’, de Hirokazu Koreeda

    O filme ‘Shoplifters’, ‘Assunto de Família em português’, de Hirokazu Koreeda será exibido na programação do Projeto Cine UFSC, às 19h, na sala de Projeção (108), 1º andar do Bloco D do CCE/UFSC. Mais informações no Facebook.

    • Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes abre inscrições para curso em Excel

    A realização da oficina de Excel, pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), consiste na demonstração de como se insere imagens e se trabalha com a formatação de planilhas, os usos possíveis de elementos gráficos e tabelas e a aplicação de fórmulas. O conteúdo será ministrado em 4 encontros: 24 e 26 de junho e 1 e 3 de julho. A atividade será realizada no LABORIN, térreo da Biblioteca Universitária, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo link. Saiba mais.

    • UFSC Compete realiza café para divulgação das atividades

    A iniciativa extracurricular ‘UFSC Compete’ realiza sua ação de apresentação durante o evento ‘Café Compete’, nos dias 24 e 25 de junho, no hall do CTC. O objetivo da atividade é divulgar o processo seletivo 19.2 da organização, que  estará aberto até dia 28 de junho. O evento contará com um ‘estande’ e ‘coffee’ a disposição dos estudantes. Saiba mais.

    25 de junho, terça-feira

    • Programa Idioma Sem Fronteiras abre inscrições para cursos de inglês gratuitos

    O programa Idiomas Sem Fronteiras está com inscrições abertas, até dia 25 de junho, para  9 cursos de inglês gratuitos. A inscrição deve ser feita presencialmente na Secretaria do NucLi – IsF, localizado no prédio da Reitoria 2, térreo, sala 4. O candidato deve ter vínculo com a UFSC, levar um documento oficial com foto e um comprovante de proficiência para o curso desejado, com um teste do TOEFL ou a nota do MEO. Saiba mais.

    • I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escola

    Com a temática ‘Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações’, acontece nos dias 25, 26 e 27 de junho o ‘I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar’, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A programação completa, os prazos e as normas para a apresentação de trabalhos estão disponíveis no site do evento.

    • Espaço Cultural promove a exibição de solo performático ‘Arapuca’

    O solo teatral foi construído na disciplina da Interpretação Teatral IV em 2018, ministrada pela professora Maria Brígida de Miranda. Arapuca será exibido às 20h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD), Rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. O evento tem classificação de 12 anos, é gratuito, mas contribuições voluntárias serão aceitas como forma de valorização do artista. Saiba mais.

    26 de junho, quarta-feira

    • Inscrições para Oficina de Orientação Pedagógica sobre organização de estudos

    A oficina ‘Inventário pessoal e circunstancial para os estudos’ tem o objetivo de aprimorar técnicas de estudo através da análise sobre os dificultadores e os facilitadores na organização do estudo. A atividade acontece às 18h30, na Sala 302 do EFI. Mais informações e inscrições pelo link.

    27 de junho, quinta-feira

    • UFSC recebe simpósio sobre violências contra crianças e adolescentes

    A UFSC recebe, das 9h às 16h, no Auditório da Pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (Bloco H), o I Simpósio Estadual Intersetorial: Enfrentamentos às Violências contra Crianças e Adolescentes. A atividade é promovida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, que convida todos os acadêmicos, profissionais e comunidade. Mais informações pelo telefone (48) 3664-7400.

    • Cine UFSC exibe ‘Muitos Homens Num Só’ de Mini Kert

    O filme ‘Muitos Homens Num Só’ de Mini Kert, será exibido na programação do Projeto Cine UFSC, às 19h, na sala de Projeção (108), 1º andar do Bloco D do CCE/UFSC. Mais informações no Facebook.

    • Jornadas Acadêmicas na UFSC debate ‘A nova rota da seda: perspectivas brasileiras e chinesas’

    A Secretaria de Relações internacionais (Sinter), o Programa de Pós-graduação em Relações internacionais (PPGRI) e o Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP/UFSC) organizam, nos dias 27 e 28 de junho, as Jornadas Acadêmicas sobre o tema “A nova rota da seda: perspectivas brasileiras e chinesas”. O evento conta com a participação de um representante da embaixada da China no Brasil Song Yang, do professor Miao Ji, do Institute of Asian Studies, Trilateral Cooperation Studies Center, China Foreign Affairs University, e de especialistas. Saiba mais.

    28 de junho, sexta-feira

    • Grupo Orquidália se apresenta no Espaço Cultural no dia do Orgulho LGBT+

    A bossa nova, o indie rock e o reggae music fazem parte do repertório do Grupo Orquidália, que se apresenta no dia 28 de junho, dia do Orgulho LGBT+, às 19h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD), Rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. A atração é gratuita, mas contribuições voluntárias são aceitas como valorização do grupo. Saiba mais.

    • Curso extracurricular de italiano está com inscrições abertas para professor

    As inscrições para processo seletivo de professor do curso extracurricular da área de italiano estão abertas até 12h30 do dia 28 de junho e devem efetuadas pelo e-mail acompanhadas do comprovante de matrícula, histórico e curriculum Lattes. Mais informações pelo e-mail .

    EVENTOS FUTUROS

    Julho

    • Beatles pela vida
      No CIC, em 11 de julho. Saiba mais.
    • III Curso Promovendo e Incentivando a Amamentação
      Na UFSC, de 13 a 15 de julho. Saiba mais.
    Acompanhe outras notícias da UFSC
    www.noticias.ufsc.br

     

    Confira a programação da TV UFSC
    www.tv.ufsc.br

     

    Siga a UFSC nas redes sociais

    Twitter
    FacebookGoogle+

     

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber este informativo, clique aqui.

     


  • UFSC aparece na 12ª posição em ranking de universidades da América Latina

    Publicado em 19/06/2019 às 10:10

    O Portal NSC Total divulgou nesta terça-feira, 18 de junho, uma avaliação com as 150 melhores instituições de ensino de 12 países da América Latina apresentado pela revista britânica Times Higher Education (THE). Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece na 12ª posição. Dentre as federais brasileiras, a UFSC está em 4º lugar.

    Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras. A melhor posição (2º lugar na lista) é da Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo — o Estado que tem ainda Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 10 melhores. No ranking total, o Brasil é o país que mais se destaca. São 52 instituições presentes na lista deste ano, contra 43 no ano anterior.
    Continue a leitura » »


  • DIVULGA UFSC – 19/06/2019 – Edição 1265

    Publicado em 19/06/2019 às 9:09

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 19/06/2019 – Edição 1265

     

    Vestibular 2019.2: confira locais de prova e relação candidato/vaga

    O curso de Medicina do Campus Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019.2 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 5.151 inscritos para 60 vagas, totalizando uma concorrência de 85,85 candidatos por vaga. Apesar de ser o mais procurado, o curso não é o mais concorrido deste concurso, que terá 110 candidatos disputando uma única vaga para o curso de Licenciatura em Química, no Campus UFSC Florianópolis. Os dados são da relação candidatos/vaga na classificação geral, divulgados nesta terça-feira, 18 de junho, pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). A Coperve divulgou também a confirmação definitiva de inscrições e locais de prova, além da relação candidato/vaga para os optantes de ações afirmativas. Confira os 10 cursos mais procurados no Vestibular 2019.2.

    UFSC não terá expediente nos dias 20 e 21 de junho

    Considerando o disposto na Portaria nº 442, de 27 de dezembro de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão quanto ao ponto facultativo do dia 20 de junho, Corpus Christi, bem como no Calendário Acadêmico de 2019, que define o dia 21 de junho como dia não letivo, a UFSC informa que não haverá expediente nesse dia, exceto nos setores em que houver a prestação de serviços essenciais à comunidade.

    Fórum sobre Aquicultura Multitrófica Integrada ocorre no Centro de Ciências Agrárias

    Até o dia 19 de junho ocorre o workshop Fórum Internacional BluEco Net para o futuro da produção sustentável de aquicultura no Brasil para debater sobre Aquicultura Multitrófica Integrada (AMTI), uma prática sustentável de produção de alimentos.  A ATMI são cultivos bem sucedidas em diversos países que se somam a uma infinidade de trabalhos e projetos de pesquisa científica, também incentivados por financiamentos internacionais. O evento reunirá diversas instituições brasileiras de ensino e pesquisa, representantes do setor produtivo pesquisadores e empresários de vários países. Continue a leitura » ».

    Projeto do Colégio de Aplicação abre inscrições para evento voltado à educação especial

    A oficina é direcionada a estudantes e acadêmicos de licenciaturas ligadas à educação. A abordagem será centrada na criação de um jogo acessível, a partir de um modelo, utilizando conhecimentos sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Altas Habilidades/superdotação. A atividade será realizada nos dias 24 e 25 de junho, em dois turnos, no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Colégio de Aplicação). As inscrições podem ser feitas pelo link. Mais informações.

    Roda de conversa sobre o ‘Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional’

    O PET Nutrição UFSC realiza, no dia 24 de junho, às 18h, uma roda de conversa sobre a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), órgão extinto pelo governo nos primeiros dias deste ano. O evento será realizado na sala 911 do CCS e conta com a participação de conselheiros do CONSEA de Santa Catarina e de Florianópolis (Mick Lennon Machado e Milena Corrêa Martins) e com uma professora aposentada do Departamento de Nutrição da UFSC (Neila Maria Viçosa). As inscrições estão disponíveis no link. Mais informações: http://www.instagram.com/petnutriufsc ou (48) 3761-6479.

    Seminário Brasileiro de Escrita Dramática no CCE

    O Núcleo de Estudos em Encenação Teatral e Escrita Dramática (NEEDRAM), junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT/UFSC), promove o IV SBEDR – Seminário Brasileiro De Escrita Dramática: Reflexão e Prática. O evento será realizado de 24 a 26 de junho, no Auditório Henrique Fontes, no CCE. O Seminário aborda a situação e os rumos da Escrita Dramática na academia, nos processos teatrais, em publicações e na cena, além de obras de relevantes autores dramáticos e pesquisas acadêmicas com foco na teoria e na prática do tema do seminário. Mais informações.

    Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes abre inscrições para curso em Excel

    A realização da oficina de Excel, pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), consiste na demonstração de como se insere imagens e se trabalha com a formatação de planilhas, os usos possíveis de elementos gráficos e tabelas e a aplicação de fórmulas. O conteúdo será ministrado em 4 encontros: 24 e 26 de junho e 1 e 3 de julho. A atividade será realizada no LABORIN, térreo da Biblioteca Universitária, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo link. Mais informações.

    Cine UFSC exibe ‘Assunto de Família’, de Hirokazu Koreeda, nesta segunda-feira

    O filme ‘Shoplifters’, ‘Assunto de Família em português’, de Hirokazu Koreeda será exibido na programação do Projeto Cine UFSC, nesta segunda-feira, dia 24 de junho, às 19h, na sala de Projeção (108), 1º andar do Bloco D do CCE/UFSC. Mais informações no Facebook.

    UFSC Compete realiza café para divulgação das atividades

    A iniciativa extracurricular ‘UFSC Compete’ realiza sua ação de apresentação durante o evento ‘Café Compete’, nos dias 24 e 25 de junho, no hall do CTC. O objetivo da atividade é divulgar o processo seletivo 19.2 da organização, que  estará aberto até dia 28 de junho. O evento contará com um ‘estande’ e ‘coffee’ a disposição dos estudantes. Mais informações.

    Cineclube Sessão de Arte à Tarde exibe ‘Julieta dos Espíritos’

    Na 3ª. edição do projeto Cineclube Sessão de Arte à Tarde, serão apresentados filmes do diretor Federico Fellini, que trabalha com uma temática Clownesca que permeia seus filmes levando-o a chamá-los de “Circo-Cinema”. O próximo filme a ser exibido, no dia 24 de junho, às 14h30 no Bloco D do CCE, no 1º andar, sala 108, será ‘Julieta dos Espíritos’. Mais informações.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Fórum sobre Aquicultura Multitrófica Integrada ocorre no Centro de Ciências Agrárias

    Publicado em 18/06/2019 às 16:50

    Até o dia 19 de junho ocorre o workshop Fórum Internacional BluEco Net para o futuro da produção sustentável de aquicultura no Brasil para debater sobre Aquicultura Multitrófica Integrada (AMTI), uma prática sustentável de produção de alimentos.  A AMTI são cultivos bem sucedidas em diversos países que se somam a uma infinidade de trabalhos e projetos de pesquisa científica, também incentivados por financiamentos internacionais. O evento reunirá diversas instituições brasileiras de ensino e pesquisa, representantes do setor produtivo pesquisadores e empresários de vários países.

    O workshop é resultado da parceria da BlueEco Net, rede criada pela alemã TTZ Bremerhaven, que tem o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC como parceira no Brasil. O reitor Ubaldo Balthazar também esteve presente no Fórum. O evento é patrocinado pelo Ministério Federal e Educação e Pesquisa da Alemanha e tem por objetivo consolidar o desenvolvimento do cultivo multitrófico no Brasil, Alemanha e países da rede.

    Estavam presentes o secretário de agricultura do estado de Santa Catarina, Ricardo Gouvêa, e o Secretário Nacional da Aquicultura e Pesca (MAPA), Jorge Seif Junior, e representantes do México e Portugal.

     

    Jean Albarello/Agente de Comunicação CCA

    Continue a leitura » »


  • Inscrições abertas para 4ª edição de seminário internacional em enfermagem de reabilitação

    Publicado em 18/06/2019 às 15:25

    As inscrições para o IV Seminário Internacional de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação (IV SIAER) estão abertas até o dia 30 de outubro. O seminário ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    O evento é um dos resultados do projeto de pesquisa Pessoa com deficiência em Santa Catarina: Realidade e desafios, realizado a partir de financiamento CNPQ/FAPESC entre 2012 e 2016 e articulado entre quatro grupos de pesquisa (NUCRON, PRAXIS, GESPI e GEHCE), além do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX). Na UFSC, o seminário é organizado pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Tecnologia sobre Saúde, Enfermagem e Reabilitação (Re)Habilitar. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para graduandos e R$ 100,00 para pós-graduandos e profissionais.

     


  • Roda de conversa sobre o ‘Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional’

    Publicado em 18/06/2019 às 12:51

    O PET Nutrição da UFSC realiza uma roda de conversa sobre a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) — órgão extinto pelo governo nos primeiros dias de 2019 e de extrema indispensabilidade para garantia de direitos básicos da população.
    O evento vai contar com a participação dos conselheiros Mick Lennon Machado e Milena Corrêa Martins, do CONSEA de Santa Catarina e de Florianópolis,  além da professora aposentada do Departamento de Nutrição da UFSC Neila Maria Viçosa.
    As inscrições estão abertas pelo link: http://inscricoes.ufsc.br/conversaconsea

    O quê: Roda de conversa sobre a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)

    Quando: 24 de junho, às 18h

    Onde: Sala 911, no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC)

     

    Mais informações:

    http://www.instagram.com/petnutriufsc

    (48) 3761-6479

     


  • ‘UFSC Compete’ realiza café de apresentação

    Publicado em 18/06/2019 às 12:07

    A iniciativa extra-curricular ‘UFSC Compete’ realiza sua ação de apresentação durante o evento ‘Café Compete’, nos dias 24 e 25 de junho, no hall do Centro Tecnológico (CTC). O objetivo da atividade é divulgar o processo seletivo 19.2 da iniciativa, que será aberto no dia 19 de junho e encerrado em 28 de junho. O evento contará com um ‘estande’ e ‘coffee’ a disposição dos estudantes.

     

    Mais informações:

    http://bit.ly/pscompete

     


  • Nota de pesar: falece professor aposentado Marco Antonio Castelli

    Publicado em 18/06/2019 às 10:42

    A Universidade Federal de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento do servidor docente aposentado Marco Antonio Castelli do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, do Centro de Comunicação e Expressão (LLV/CCE). O professor faleceu na segunda-feira, 17 de junho. Marco Castelli trabalhou no Projeto Magister Escolas, uma parceria entre a UFSC e a Secretaria de Educação de Santa Catarina, e foi também colaborador da Coperve.

    A cerimônia religiosa acontece às 14h desta terça-feira, 18 de junho, na capela H do cemitério do Itacorubi.

    A UFSC, elutada, solidariza-se com família e amigos nesse momento de perda.


  • Vestibular 2019.2: confira locais de prova e relação candidato/vaga

    Publicado em 18/06/2019 às 9:51

    O curso de Medicina do Campus Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019.2 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 5.151 inscritos para 60 vagas, totalizando uma concorrência de 85,85 candidatos por vaga. Apesar de ser o mais procurado, o curso não é o mais concorrido deste concurso, que terá 110 candidatos disputando uma única vaga para o curso de Licenciatura em Química, no Campus UFSC Florianópolis.

    Os dados são da relação candidatos/vaga na classificação geral, divulgados nesta terça-feira, 18 de junho, pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). A Coperve divulgou também a confirmação definitiva de inscrições e locais de prova, além da relação candidato/vaga para os optantes de ações afirmativas.

    Confira os 10 cursos mais procurados no Vestibular 2019.2:

    Ranking Curso Vagas Inscritos C/V
    1 MEDICINA – ARARANGUÁ 60 5151 85,85
    2 GEOGRAFIA – BEL/LIC – NOTURNO – FLORIANÓPOLIS 5 204 40,80
    3 ENGENHARIA DE AQUICULTURA – DIURNO – FLORIANÓPOLIS 15 159 10,60
    4 ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA – JOINVILLE 15 145 9,67
    5 SECRETARIADO EXECUTIVO – NOTURNO – FLORIANÓPOLIS 4 134 33,50
    6 MATEMÁTICA – LIC – DIURNO – FLORIANÓPOLIS 62 131 2,11
    7 BIBLIOTECONOMIA – NOTURNO – FLORIANÓPOLIS 16 114 7,13
    8 ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO -DIURNO/NOTURNO – ARARANGUÁ 14 110 7,86
    9 QUÍMICA – LIC – DIURNO – FLORIANÓPOLIS 1 110 110,00
    10 AGRONOMIA – DIURNO – CURITIBANOS 39 107 2,74

    Relação candidato / vaga na classificação geral e ações afirmativas:

    Total de Candidatos / Total de Vagas

    Classificação Geral (Somente Não Optantes PAA) / Total de Vagas Classificação Geral (Somente Não Optantes PAA)

    Classificação Geral

    PAA – Escola Pública – Renda até 1,5 Sal. Mínimos – PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) – DEFICIENTES

    PAA – Escola Pública – Renda até 1,5 Sal. Mínimos – PPI (Pretos, Pardos e Indígenas)

    PAA – Escola Pública – Renda até 1,5 Sal. Mínimos – Outros – DEFICIENTES

    PAA – Escola Pública – Renda até 1,5 Sal. Mínimos – Outros

    PAA – Escola Pública – Renda acima de 1,5 Sal. Mínimos – PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) – DEFICIENTES

    PAA – Escola Pública – Renda acima de 1,5 Sal. Mínimos – PPI (Pretos, Pardos e Indígenas)

    PAA – Escola Pública – Renda acima de 1,5 Sal. Mínimos – Outros – DEFICIENTES

    PAA – Escola Pública – Renda acima de 1,5 Sal. Mínimos – Outros

     

    Mais informações: vestibular2019.2.ufsc.br

    Coperve: (48) 3721-9200


  • DIVULGA UFSC – 18/06/2019 – Edição 1264

    Publicado em 18/06/2019 às 9:20

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 18/06/2019 – Edição 1264

     

    Resultado de pesquisa abre caminho para a cicloinclusão na UFSC

    Você deve ter notado o aumento da circulação de bicicletas e patinetes dentro da universidade nos últimos meses. A revitalização e criação de trajetos acessíveis para bicicletas foi realizada após o desenvolvimento de orientações para obras de mobilidade cicloviária pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC). As diretrizes foram baseadas em duas pesquisas feitas entre 2016 e 2017. Os principais pontos de análise serviram para a definição do perfil dos ciclistas da universidade. Analisou, também, a opinião desses usuários sobre os trajetos existentes e suas condições aqui na UFSC. O relatório final foi o primeiro passo para a criação de um plano de mobilidade acessível na UFSC. Continue a leitura>>.

    Secretário Estadual de Educação visita laboratório da UFSC Araranguá

    O secretário da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, visitou as instalações do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) em Araranguá, na tarde do último dia 12 de junho. O secretário estava acompanhado do coordenador das Regionais de Educação, Luís Eduardo Nunes, da Gerente Regional de Educação, Rosane Castelan, da supervisora de Gestão Escolar, Cleusa Maria Felisberto Tavares e integradora de Educação, Rosemere Macalossi. Na ocasião, eles foram recebidos pelos professores João Bosco da Mota Alves, Simone Meister Sommer Bilessimo, Juarez Bento da Silva e a equipe do RExLab.
    Continue a leitura » ».

    Inscrições abertas para 25 vagas de professor substituto

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou edital para contratação de professor substituto para o ensino superior. São 25 vagas para atuação nos Departamentos da UFSC em Araranguá, Blumenau, Joinville e Florianópolis. As inscrições devem ser feitas de 17 a 19 de junho de 2019 e de 24 e 25 de junho. Mais informações no Edital 26/2019/DDP ou na página concursos.ufsc.br.

    Segurança Institucional divulga acompanhamento das manifestações de 14 de junho

    A Secretaria de Segurança Institucional (SSI/UFSC) divulgou, nesta segunda-feira, 17 de junho, que não houve danos ao patrimônio público durante as manifestações do dia 14 de junho, última sexta-feira. Segundo a SSI, todos os incidentes foram acompanhados e atendidos imediatamente.  Continue a leitura>>.

    Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento promove conferência sobre aprendizagem social

    A conferência Colaboração transdisciplinar e aprendizagem social com e para experiências do Sul Global ocorre nesta quarta, dia 19, às 10h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). O evento será ministrado pela professora Juliana Merçon, atuante no Instituto de Investigações em Educação da Universidade Veracruzana (México). A conferência é promovida pelo Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD) da UFSC. Continue a leitura » ».

    Palestra ‘Carro elétrico: o futuro no Brasil’, com presidente do Grupo SHC, dia 19

    O empresário e engenheiro eletrônico Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, representante da fabricante JAC Motors no Brasil, ministrará, na quarta-feira, dia 19 de junho, às 10 horas, a palestra “Carro elétrico: o futuro no Brasil”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestra,  promovida pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), Centro Tecnológico (CTC) e Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC e JAC Motors. Continue a leitura>>.

    Inscrições abertas para o curso de capacitação em Inovação no Ensino Virtual

    O curso de capacitação Inovação no Ensino Virtual ofertado pelo Laboratório da Secretaria de Educação a Distância (labSEAD/UFSC) iniciou o período de matrículas, através do Sistema Gestor de Capacitação (SGCA), entre os dias 17 de junho e 21 de julho. O curso será realizado na modalidade à distância autoinstrucional no período de 5 de agosto à 3 de setembro de 2019 pelo Programa de Formação Continuada (PROFOR) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEAD).  As aulas apresentaram informações relevantes sobre cultura digital e as novas formas de ensinar e aprender, para possibilitar melhorias na utilização de ferramentas voltadas para a educação presencial e a distância. A UFSC trabalha na perspectiva de regulamentar a oferta de disciplinas a distância em cursos de graduação presencial, até o limite de 40% da carga horária total do curso, de acordo com a Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC). Inscrições no link. Mais informações: (48) 3721 4441 ou .

    Lançamento de livros da coleção ‘Reflexividades Indígenas’, nesta terça-feira, 18

    Nesta terça-feira, dia 18 de junho, ocorrerá o lançamento dos livros da coleção “Reflexividades Indígenas”, produzidos por alunos indígenas do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas  (PPGAS/UFAM) e a apresentação “Omeron. A Máquina do Conhecimento Tukano”, pelo professor da UFAM, Carlos Machado Dias Jr. O evento será realizado às 17h, na sala 110 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

    “O pardo, racismo e ações afirmativas” é tema de debate dia 19 de junho

    A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad/UFSC) promove o debate “O pardo, racismo e ações afirmativas”. O evento ocorre dia 19 de junho, às 16h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). O debate terá a participação de Verônica Toste Daflon, professora de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Bianca Santana, jornalista, colunista da Revista Cult e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Mais informações.

    Vinícius Galant se apresenta no Projeto 12:30 nesta quarta

    Nesta quarta-feira, dia 19 de junho, quem comanda o palco do Projeto 12:30 é o cantor e compositor, natural de Florianópolis, Vinícius Galant. Sua identidade musical é influenciada pelo Indie e Pop Rock. Ele traz um repertório de músicas de seu novo álbum “Ilhado” no formato acústico, voz e violão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece em frente do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30.  Continue a leitura » ».

    Exposição ‘Bordado Palavra’ é inaugurada no Espaço Estético do Colégio de Aplicação, nesta terça

    Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC (CA) inaugura nesta terça-feira, dia 18 de junho,  a exposição “Bordado Palavra”, focada na produção de bordados confeccionados pelos participantes da Oficina Bordado Palavra. O projeto foi realizado em março deste ano pela Confraria Literária do Colégio de Aplicação. A exposição pode ser visitada das 7h30min às 18h30min, entre os dias 18 de junho e 11 de julho. Continue a leitura » » .

    CineBuñuel exibe La otra conquista nesta quarta, dia 19

    O projeto CineBuñuel transmitirá o longa-metragem La otra conquista, do diretor Salvador Carrasco. O evento ocorrerá na quarta-feira,  dia 19 de junho, às 19h, na Sala de Projeção no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 1º andar. A exibição é aberta ao público e com entrada franca. O filme apresenta áudio original e legendas em português. Após a transmissão, será proposto um bate-papo reflexivo acerca de alguns temas centrais tratados no filme. Mais informações no site ou na página do Facebook.

    Cineclube Rogério Sganzerla exibe ‘Sinfonia da Necrópole’, de Juliana Rojas, dia 18

    Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, dia 18 de junho, o filme “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas. A mostra retrata o universo da classe-média paulistana, os temas partem do cotidiano, das relações das pessoas com a cidade, questões de trabalho e vida pessoal, e até mesmo dignidade. A exibição será no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), na Sala de Projeção, de número 211, às 19h.Continue a leitura » ».

     

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Resultado de pesquisa abre caminho para a cicloinclusão na UFSC

    Publicado em 17/06/2019 às 16:45

    Você deve ter notado o aumento da circulação de bicicletas e patinetes dentro da universidade nos últimos meses. A revitalização e criação de trajetos acessíveis para bicicletas foi realizada após o desenvolvimento de orientações para obras de mobilidade cicloviária pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As diretrizes foram baseadas em duas pesquisas feitas entre 2016 e 2017. Os principais pontos de análise serviram para a definição do perfil dos ciclistas da universidade. Analisou, também, a opinião desses usuários sobre os trajetos existentes e suas condições aqui na UFSC. O relatório final foi o primeiro passo para a criação de um plano de mobilidade acessível na UFSC.

    As reformas nos caminhos entre a Biblioteca Universitária (BU/UFSC) e o Restaurante Universitário (RU/UFSC) fazem parte do projeto Rotas Acessíveis, o principal projeto, até então, a utilizar essas diretrizes. O trecho 1, nome dado a esse trajeto, incluiu também os caminhos da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria II e a calçada do Centro de Cultura e Eventos. Além da revitalização da infraestrutura existente, a ampliação e a padronização dos bicicletários, o projeto também sugere algumas diretrizes legais, como políticas de estacionamento e áreas com velocidade controlada dentro do campus.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições abertas para 25 vagas de professor substituto

    Publicado em 17/06/2019 às 16:32

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou edital para contratação de professor substituto para o ensino superior. São 25 vagas para atuação nos Departamentos da UFSC em Araranguá, Blumenau, Joinville e Florianópolis.

    As inscrições devem ser feitas de 17 a 19 de junho de 2019 e de 24 e 25 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

    Observação: Campus Araranguá e Blumenau: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

    Mais informações no Edital 26/2019/DDP ou na página concursos.ufsc.br.


  • Exposição ‘Bordado Palavra’ é inaugurada no Espaço Estético do Colégio de Aplicação, nesta terça

    Publicado em 17/06/2019 às 15:39

    O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC (CA) inaugura nesta terça-feira, dia 18 de junho,  a exposição “Bordado Palavra”, focada na produção de bordados confeccionados pelos participantes da Oficina Bordado Palavra. O projeto foi realizado em março deste ano pela Confraria Literária do Colégio de Aplicação. A exposição pode ser visitada das 7h30min às 18h30min, entre os dias 18 de junho e 11 de julho.

    A arte do bordado remonta aos tempos pré- históricos. Apresentando um caráter utilitarista e decorativo, por muito tempo esteve associada ao ambiente feminino e doméstico. Mais recentemente, no entanto, essa prática foi ressignificada, tornando-se um outro modo de expressão, de identidade e liberdade.

    Continue a leitura » »


  • CineBuñuel exibe La otra conquista nesta quarta, dia 19

    Publicado em 17/06/2019 às 15:38

    O projeto CineBuñuel transmitirá o longa-metragem La otra conquista, do diretor Salvador Carrasco. O evento ocorrerá na quarta-feira,  dia 19 de junho, às 19h, na Sala de Projeção no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 1º andar. A exibição é aberta ao público e com entrada franca. O filme apresenta áudio original e legendas em português. Após a transmissão, será proposto um bate-papo reflexivo acerca de alguns temas centrais tratados no filme.

    Sinopse

    México,1998 ‧ Cine independiente/Drama ‧ 1h50m

    Em 1520, o filho ilegítimo de Motezuma (Damián Delgado) se rebela contra o exército espanhol e a nova religião imposta ao povo mexicano.

    O quê? Exibição de La otra conquista
    Onde? Sala de Exibição, Bloco D, CCE
    Quando? 19 de junho, às 19h

    Mais informações no site ou na página do Facebook.


  • Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento promove conferência sobre aprendizagem social

    Publicado em 17/06/2019 às 15:00

    A conferência Colaboração transdisciplinar e aprendizagem social com e para experiências do Sul Global ocorre nesta quarta, dia 19, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento será ministrado pela professora Juliana Merçon, atuante no Instituto de Investigações em Educação da Universidade Veracruzana (México), às 10h. A conferência é promovida pelo Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD) da UFSC e possui vagas limitadas à capacidade do local.

    Continue a leitura » »


  • Lançamento de livros da coleção ‘Reflexividades Indígenas’, nesta terça-feira, 18

    Publicado em 17/06/2019 às 14:59

    Nesta terça-feira, dia 18 de junho, ocorrerá o lançamento dos livros da coleção “Reflexividades Indígenas”, produzidos por alunos indígenas do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas  (PPGAS/UFAM) e a apresentação “Omeron. A Máquina do Conhecimento Tukano”, pelo professor da UFAM, Carlos Machado Dias Jr. O evento será realizado às 17h, na sala 110 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.


  • Vinícius Galant se apresenta no Projeto 12:30 nesta quarta

    Publicado em 17/06/2019 às 14:50

    Vinícius Galant. Foto: Lavínia Feck Monteiro

    Nesta quarta-feira, dia 19 de junho, quem comanda o palco do Projeto 12:30 é o cantor e compositor, natural de Florianópolis, Vinícius Galant. Sua identidade musical é influenciada pelo Indie e Pop Rock. Ele traz um repertório de músicas de seu novo álbum “Ilhado” no formato acústico, voz e violão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece em frente do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30.

    Algumas das referências de Vinícius são grandes nomes da música: The Beatles, Coldplay, Cidadão Quem e Humberto Gessinger. Durante sua trajetória na música, já participou de eventos e festivais, como o Jurerê Jazz Festival, o Sonafest, o Songbirds e na festa Indie Box. Fora do Brasil, se apresentou em Londres, Liverpool e no País de Gales.
    Continue a leitura » »


  • Palestra ‘Carro elétrico: o futuro no Brasil’, com presidente do Grupo SHC, dia 19

    Publicado em 17/06/2019 às 14:48

    O empresário e engenheiro eletrônico Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, representante da fabricante JAC Motors no Brasil, ministrará, na quarta-feira, dia 19 de junho, a palestra “Carro elétrico: o futuro no Brasil”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestra,  promovida pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), Centro Tecnológico (CTC) e Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC e JAC Motors, é gratuita e ocorrerá a partir das 10h.

    O convidado falará sobre a forma com que a chegada dos carros elétricos muda o mercado de automóveis e a mobilidade das pessoas. Também mostrará o carro elétrico da JAC Motors, o iEV 40, que estará em demonstração e integra uma família de carros movidos a 100% de eletricidade que a JAC apresentará neste ano.

    * Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc)

     


  • Cineclube Rogério Sganzerla exibe ‘Sinfonia da Necrópole’, de Juliana Rojas, dia 18

    Publicado em 17/06/2019 às 14:45

    Cineclube Rogério Sganzerla exibe na terça-feira, dia 18 de junho, o filme “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas. A mostra retrata o universo da classe-média paulistana, os temas partem do cotidiano, das relações das pessoas com a cidade, questões de trabalho e vida pessoal, e até mesmo dignidade. A exibição será no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), na Sala de Projeção, de número 211, às 19h.

    Continue a leitura » »


  • Segurança Institucional divulga acompanhamento das manifestações de 14 de junho

    Publicado em 17/06/2019 às 14:40

    A Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC divulgou, nesta segunda-feira, 17 de junho, que não houve danos ao patrimônio público durante as manifestações do dia 14 de junho, última sexta-feira. Segundo a SSI, todos os incidentes foram acompanhados e atendidos imediatamente.

    O secretário da SSI, Leandro Oliveira, informou que as equipes acompanharam, desde a quinta-feira, 13 de junho, a movimentação dos estudantes que permaneceram em vigília no prédio da Reitoria. Leandro esclarece que permaneceram durante a noite na Reitoria cerca de 50 estudantes, em virtude da mobilização com transporte para o centro da cidade na manhã de sexta.

    “Não houve nenhum incidente durante a noite, ficamos monitorando. Por volta das 6h de sexta, a SSI abriu os portões como faz rotineiramente e em seguida o movimento efetuou o fechamento. Em cada acesso bloqueado permaneceram cerca de 30 alunos. Foram estendidas faixas, não houve pichações aos prédios públicos. Por volta das 10h, liberamos os acessos ao campus, e a Prefeitura Universitária recolheu os materiais do bloqueio. Mesmo com a restrição de entrada de veículos, havia acessos liberados a vários estacionamentos, no Centro de Ciências da Saúde, Biblioteca Universitária, entre outros, e o acesso de pedestres e ciclistas foi também liberado”, relata Leandro.

    Um incidente com o veículo de um professor estacionado próximo a um dos acessos bloqueados foi registrado e a foi atendido de forma imediata. A Universidade resgatou imagens de videomonitoramento e as encaminhou para as forças de segurança, para contribuir com as investigações. “Atuamos sempre em plena colaboração com a segurança pública, e nesse dia não foi diferente”, aponta o secretário.

     

    com informações da Secretaria de Segurança Institucional (SSI)