Notícias da UFSC
  • Biblioteca Central esclarece sobre demora na reposição de livros nas estantes

    Publicado em 22/03/2019 às 18:26

    A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) divulga uma nota de Esclarecimento à comunidade universitária, a respeito da reposição de livros nas estantes:

    “Caros usuários, esclarecemos que a Biblioteca Central tem passado por dificuldades relativas a guarda de livros (reposição nas estantes), consequência decorrente do número reduzido de servidores, uma realidade da UFSC como um todo.

    A Direção da BU está agindo, em várias frentes, para encontrar soluções efetivas, dentro de nossas limitações. Em breve este problema será sanado. Contamos com a compreensão de todos.

    A Direção.”


  • Programa de Apoio Pedagógico divulga retificação do edital de seleção de tutores

    Publicado em 22/03/2019 às 18:04

    O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) informa que o Edital do Processo Seletivo nº 006 de 2019, que oferece vagas para tutores de grupos de aprendizagem e tutores de orientação pedagógica foi retificado. O edital retificado está disponível aqui.

    Mais informações no edital.


  • Ciclo de Cinema Africano exibe ‘Nosso pai’ nesta segunda-feira

    Publicado em 22/03/2019 às 17:58

    O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) promove a exibição do filme “Nosso Pai” (Abouna, Chade, 2002, 81 min), de Mahamat-Saleh Haroun, na segunda-feira, 25 de março, às 19h. A sessão ocorre na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
    Continue a leitura » »


  • Conselho Universitário realiza sessões dia 26 de março

    Publicado em 22/03/2019 às 17:26

    O Conselho Universitário realizará três sessões na próxima terça-feira, 26 de março. A primeira delas, que ocorre às 9h30 da manhã, será a continuação da sessão especial suspensa no dia 11 de dezembro de 2018. Segue a ordem do dia:
    Continue a leitura » »


  • ‘O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro’, de Glauber Rocha, será exibido nesta terça

    Publicado em 22/03/2019 às 16:22

    O Cineclube Rogério Sganzerla exibe o filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha. A sessão ocorre nesta terça-feira, 26 de março, às 19h, na Sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) – primeiro andar, Bloco D, Sala 211. A sessão é gratuita e aberta para toda a comunidade.
    Continue a leitura » »


  • UFSC Curitibanos realiza chamada pública para doação de terreno para Fazenda Escola

    Publicado em 22/03/2019 às 15:53

    O Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, até 19 de abril de 2019, o Chamamento Público 001/2019/CBS/UFSC com o objetivo de selecionar uma doação não onerosa de terreno rural para a implantação de sua Fazenda Escola.
    Continue a leitura » »


  • Cine Paredão exibe ‘Uma canta, a outra não’, de Agnès Varda, dia 29 de março

    Publicado em 22/03/2019 às 15:29

    O Cine Paredão exibe, na próxima sexta-feira, 29 de março, às 20h, o filme “Uma canta, a outra não“, de Agnès Varda. A sessão ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva, será no auditório do CFH. A exibição faz parte da mostra “Mulheres Em Cena”, que está sendo promovida durante o mês de março.
    Continue a leitura » »


  • UFSC Blumenau celebra 5 anos de implantação

    Publicado em 22/03/2019 às 12:42

    O campus UFSC Blumenau comemorou, no dia 19 de março, em uma sessão solene do Conselho de Unidade do Centro de Blumenau, os cinco anos de criação do campus. A solenidade foi aberta à comunidade e contou com a participação do reitor da instituição, Ubaldo Cesar Balthazar e demais membros da equipe da Administração Central.
    Continue a leitura » »


  • Pesquisa cria novo modelo matemático para encontrar buracos negros

    Publicado em 22/03/2019 às 12:26

    Um novo modelo matemático para encontrar buracos negros em uma maior gama de situações: este é o resultado de uma colaboração entre os pesquisadores Ivan Pontual Costa e Silva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Jonatan Herrera, da Universidad de Córdoba (UCO, Espanha); e Jose Luis Flores, da Universidad de Málaga (Espanha). A pesquisa foi publicada no Journal of High Energy Physics no final de 2018.

    Professor do Departamento de Matemática da UFSC, Pontual explica que a proposta é uma abordagem mais ampla do que a normalmente utilizada pela Física Teórica, e abre possibilidades para delinear a grande variedade de possíveis buracos negros, cobrindo uma variedade maior de modelos. “Trata-se de um resultado de aplicação na física, especificamente sobre uma previsão da Teoria da Relatividade Geral, que são os buracos negros. É um trabalho matemático caracterizado por uma maior generalidade; ao invés de analisar um modelo específico, estudamos uma classe grande de modelos”, diz Pontual.
    Continue a leitura » »


  • DIVULGA UFSC – 22/03/2019 – Edição 1207

    Publicado em 22/03/2019 às 12:08

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 22/03/2019 – Edição 1207

    Reitor Ubaldo realiza visita de cortesia à FURB

    O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, com uma comitiva, fez, na última terça-feira, 19 de março, uma visita de cortesia à Reitoria da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O reitor estava na cidade para participar das comemorações pelo aniversário de cinco anos do campus da UFSC na cidade. Continue a leitura>>.

    Banco de sangue do HU-UFSC encerra atividades

    Desde dezembro de 2018, o Banco de Sangue do Hospital Universitário (HU) trabalha apenas com transfusão de sangue. As doações, agora, podem ser feitas nas unidades do HEMOSC, localizadana Avenida Othon Gama D’Eça, 756, Centro. A unidade Banco de Sangue HU/UFSC manterá normalmente seu atendimento aos pacientes ambulatoriais ou internados com indicação de sangrias terapêuticas e transfusões de hemocomponentes e hemoderivados. Apenas a coleta e o processamento do sangue não será mais realizado pelo serviço. Mais informações.

    Guilherme Boulos na UFSC: ‘Universidade é espaço de pensamento crítico e debate político’

    Por volta das 16h da tarde do dia 19 de março, terça-feira, uma fila composta, sobretudo por jovens, já se formava em frente à entrada do auditório da Reitoria da UFSC. Às 17h essa fila se transformara em um grande aglomerado, que se multiplicava à medida que se aproximava a hora marcada para o evento pelo qual esperavam: a aula magna com Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato à presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2018. O evento, que foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), ocupou todo o auditório, todo o hall da Reitoria e parte da Praça da Cidadania — área externa em frente ao prédio. Continue a leitura>>.

    Feesc e universidade nigeriana assinam acordo de cooperação

    A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) e a Universidade Federal de Tecnologia (Futa), do estado da Ondo, na Nigéria, assinaram nesta terça-feira, 19 de março, um acordo de cooperação mútua que visa o desenvolvimento de atividades para estimular o intercâmbio de conhecimento e ampliar a relação acadêmica entre as duas instituições. O acordo é válido por cinco anos, podendo ser prorrogado mediante acordo entre as partes. Continue a leitura>>.

    Professora da UFSC recebe homenagem da Câmara Municipal

    A professora da UFSC, Joana Célia dos Passos, recebe no dia 23 de março, da Câmara de Vereadores de Florianópolis, a Medalha Antonieta de Barros. O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, às 17h. Essa honraria homenageia mulheres que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município de Florianópolis. Mais informações.

    Aula inaugural do curso de Jornalismo da UFSC recebe professora alemã

    ‘Mídia e Migração na Europa’ é o tema da aula inaugural ministrada pela pesquisadora alemã Susanne Fengler, da Universidade de Dortmund, dentro das comemorações dos 40 anos do curso de Jornalismo da UFSC. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC) e o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH/São Paulo), o evento será realizado no dia 25 de março, no Auditório do EFI, às 15h. Mais informações.

    Ciclo de Cinema Africano – LEHAf exibe o filme ‘Abouna’

    O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf/UFSC) promove a exibição do filme Abouna (Chade, 2002), de Mahamat-Saleh Haroun, na segunda-feira, dia 25 de março, às 19h, na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do CCE. O evento é gratuito, aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. Mais informações.

    Aula inaugural do CFH aborda o aumento subjetivo do conservadorismo

    A aula inaugural do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) terá como tema ‘Da esperança ao ódio – a ascensão da subjetividade conservadora no Brasil’ e será realizada no dia 25 de março, segunda-feira, às 19h, no Auditório do Bloco B do Centro. A aula tem a participação da antropóloga Rosana Pinheiro Machado, professora da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações.

    UFSC abre processo seletivo para vagas remanescente da Licenciatura em Educação do Campo

    A UFSC está com inscrições abertas até o dia 25 de março para o processo seletivo de vagas remanescentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Área das Ciências da Natureza e Matemática. O resultado do Processo Seletivo, conforme o edital, é válido somente para o ingresso no primeiro período letivo de 2019. Poderão inscrever-se neste processo seletivo candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou venham a concluí-lo até o dia 25 de março. Mais informações.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-9601
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Reitor Ubaldo realiza visita de cortesia à FURB

    Publicado em 21/03/2019 às 16:32
    O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Ubaldo Cesar Balthazar, com uma comitiva, fez, na última terça-feira, 19 de março, uma visita de cortesia à reitoria da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O reitor estava em Blumenau para participar das comemorações pelo aniversário de cinco anos do campus da UFSC na cidade.
    Acompanharam o reitor o diretor do campus UFSC Blumenau, João Luiz Martins; a vice-diretora Ana Julia Dal Forno, o assessor institucional, Gelson Luiz de Albuquerque; o pró-reitor de Administração, Jair Napoleão; e o secretário de Planejamento e Orçamento, Vladimir Arthur Fey. A comitiva foi recebida pela reitora Marcia Sardá Espindola; pelo vice-reitor João Gurgel e os pró-reitores de Ensino, Romeu Hausmann; de Pesquisa e Extensão, Oklinger Mantovaneli  Junior; e de Administração da FURB, Jamis Piazza.
    “Viemos cumprimentar a reitora Márcia, estávamos devendo essa visita. Somos ambas instituições públicas e precisamos manter boa parceria aqui em Blumenau”, ressaltou o reitor Ubaldo.
    No encontro, os gestores ressaltaram a importância das instituições de ensino superior para o desenvolvimento das cidades catarinenses. O pró-reitor de Ensino da FURB, Romeu Hausmann, lembrou que ao buscarem formação acadêmica, os estudantes da região preparam-se para o aperfeiçoamento dos processos e tecnologias das indústrias locais. Assim, muitas empresas confiam em encontrar profissionais qualificados pela FURB.

    Continue a leitura » »


  • Grupo de Estudos de Teoria Econômica do Crime divulga atividades do semestre

    Publicado em 21/03/2019 às 14:38

    O Grupo de Estudos de Teoria Econômica do Crime (Getec) inicia suas atividades nesta quinta-feira, 21 de março. O encontro ocorre na sala 302 do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC (PPGD). Este primeiro encontro tem por objetivo apresentar o grupo e os participantes e dá início às atividades do primeiro semestre de 2019.
    Sob a orientação do professor Everton das Neves Gonçalves, o Getec promoverá debates a respeito da Teoria Econômica do Crime, sempre em diálogo com as mais relevantes e atuais questões a respeito do Direito Penal, do Processo Penal e da Criminologia. Os encontros ocorrem sempre no mesmo local e a participação
    é aberta não apenas a estudantes da UFSC, mas a toda a comunidade. O Grupo encoraja a participação de membros de outras áreas, como a Economia e outras ciências sociais, dada a premissa da análise econômica do Direito ser a transdisciplinaridade.

    Mais informações podem ser acessadas nas nas redes sociais da Getec (instagram.com/getecufsc e fb.com/getecufsc).


  • DIVULGA UFSC – 21/03/2019 – Edição 1206

    Publicado em 21/03/2019 às 11:04

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 21/03/2019 – Edição 1206

    Coperve divulga lista de obras literárias para o Vestibular 2020

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) divulgou nesta quarta-feira, dia 20 de março, a lista das obras de literatura para o Vestibular UFSC 2020. Sugere-se que o candidato leia as obras na íntegra, uma vez que o conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. O Programa das Disciplinas para o Vestibular 2020 pode ser acessado neste link.

    Matrículas em disciplinas isoladas e alunos ouvintes abertas nesta quinta e sexta, 21 e 22 de março

    O Departamento de Administração Escolar (DAE) informa que serão abertas as matrículas em disciplinas isoladas e/ou ouvintes para alunos da comunidade em disciplinas de Graduação, entre os dias 21 e 22 de março. Matrículas em disciplinas de outros Departamentos de Ensino devem ser requeridas nas secretarias específicas. Após efetuar o pedido, o interessado deverá entregar os documentos solicitados para análise, até o dia 25 de março, no Departamento de Ensino responsável pela disciplina. A lista com os documentos necessários e mais informações estão disponíveis no link.

    Pró-Reitoria de Extensão promove Curso para Formação de Coordenadores de Extensão

    Com o objetivo de atualizar os conhecimentos referentes à extensão universitária, considerando a implantação do novo sistema de registro de ações de extensão (SIGPEX) e a publicação da nova Resolução de Extensão da UFSC (Resolução Normativa nº 88/2016/CUn, de 25 de outubro de 2016), a Pró-Reitoria promove o curso para Formação de Coordenadores de Extensão e o Curso SIGPEX. Mais informações no link ou no telefone (48) 3721-7428.

    Sapsi recebe inscrições para psicoterapia individual até o dia 22

    O Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi/UFSC) recebe inscrições, nos dias 21 e 22 de março, das 8h30 às 20h, para sorteio de vagas de interessados em psicoterapia individual (infantil, adolescente e adulto). As inscrições serão realizadas presencialmente pelo candidato ou seu responsável, na Secretaria do Sapsi. O sorteio público das vagas ocorrerá em 25 de março, às 13h. O resultado será divulgado na página do Sapsi às 18h do mesmo dia. Mais informações no Edital de Sorteio Nº 01/SAPSI/2019.

    Seminário Sistemas de Saúde na Perspectiva Internacional nesta quinta, dia 21

    O seminário ‘Sistemas de saúde na perspectiva internacional’ será realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), nesta quinta, dia 21 de março, às 18h30 na sala H006. O evento é promovido pelo curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC em conjunto com a disciplina de Estado, saúde e sociedade. Mais informações.

    Autobiografia do artista e servidor aposentado da UFSC, ‘Peninha’, é lançada nesta quinta

    O livro “Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentiroso”, do servidor aposentado da UFSC junto ao Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE), Gelci José Coelho, conhecido também como “Peninha”, será lançado nesta quinta-feira, dia 21 de março, às 19h, no Museu da Escola Catarinense (MESC). O livro será comercializado a R$ 45 no local de lançamento. Mais informações.

    Curso de Jornalismo da UFSC comemora 40 anos e recebe equipe do Profissão Repórter

    O curso de Jornalismo da UFSC, que está completando 40 anos em 2019, recebe a equipe do Profissão Repórter que está viajando pelo país fazendo palestras para universitários e jovens integrantes de coletivos. A palestra na UFSC será realizada no dia 22 de março, às 19h, no Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O tema da palestra será “Os bastidores da notícia, os desafios da reportagem”. Mais informações.

    PET-Letras está com inscrições abertas para cursos de línguas

    O Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras  (PET-Letras/UFSC) está com inscrições abertas até as 18h desta quinta-feira, 21 de março, para cursos de línguas gratuitos. Para o semestre 2019.1 estão disponíveis turmas para os cursos de Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Libras, Espanhol, Japonês e Português para Estrangeiros. As vagas são distribuídas por sorteios e cada turma terá o máximo de 20 estudantes, com exceção das turmas de conversação, que se limitam a 15 alunos. Inscrições para os cursos de línguas PET-Idiomas 2019.1 no link. Mais informações.

    Palestra em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial é realizada nesta sexta, 22

    Todos os anos a Organização Meteorológica Mundial (OMM) propõe um tema em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial. Este ano, o tema escolhido “The Sun, the Earth and the Weather”, tem o objetivo de apresentar alguns aspectos da atividade solar e os principais processos de interação com a atmosfera. A palestra será realizada no dia 22 de março, no Auditório do Departamento de Física, às 10h10. Mais informações.

    Oficinas de design de joias estão com inscrições abertas

    O Departamento de Expressão Gráfica realiza de 30 de março a 25 de maio, aos sábados, das 9 às 11h45, o curso de Design de Joias: Introdução à Modelagem 3D Digital de Joias. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março e o investimento é de R$ 490,00. O outro curso ofertado é o de Design de Joias: Desenho e Ilustração Colorida (rendering a mão), que será realizado nas segundas-feiras, das 19h às 21h45. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março e o investimento é de R$ 250,00. Mais cursos sobre Design de Joias no link.

    Coisas estranhas acontecem…’: exposição fotográfica no Hall da Reitoria até o dia 22

    A exposição fotográfica “Coisas estranhas acontecem…” volta a ser apresentada, até o dia 22 de março, no Hall da Reitoria da UFSC. Ao todo, serão expostas 32 fotos produzidas por alunos da oficina de Fotografia Digital, ministrada em 2018 por Rosana Cacciotore, no Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte/UFSC). A exposição é gratuita e aberta à comunidade e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Mais informações.

    Cine Paredão exibe o filme ‘As Pequenas Margaridas’

    O Cine Paredão exibe na próxima sexta-feira, 22 de março, o filme As Pequenas Margaridas, de Vera Chytilová. A sessão ocorre às 20h, no Bosque do CFH e em caso de chuva, no Auditório do CFH. A exibição faz parte da mostra Mulheres Em Cena, que está sendo exibida durante o mês de março. Mais informações.

    Filmes de Economia exibe trechos do filme ‘Torre de Marfim’

    A sessão do projeto de extensão ‘Filmes de Economia’ será realizada nesta sexta-feira, 22 de março, às 16h, no auditório do CSE. Serão exibidos trechos do documentário ‘Torre de Marfim’, e em sequência, o ex-professor da UFSC e atual professor da University of Maryland, Baltimore County, Prof. Felipe Amin Filomeno, fará comentários. A exibição é gratuita e dará certificado para quem assinar a lista de presença. Mais informações.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-9601
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Guilherme Boulos na UFSC: ‘Universidade é espaço de pensamento crítico e debate político’

    Publicado em 20/03/2019 às 22:26

    Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC.

    Por volta das 16h da tarde do dia 19 de março, terça-feira, uma fila composta sobretudo por jovens já se formava em frente à entrada do auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Às 17h essa fila já se transformara em um grande aglomerado, que se multiplicava à medida que se aproximava a hora marcada para o evento pelo qual esperavam: a aula magna com Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato à presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2018. O evento, que foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), ocupou todo o auditório, todo o hall da reitoria e parte da Praça da Cidadania — área externa em frente ao prédio.
    Continue a leitura » »


  • Aula inaugural do CFH com professora da UFSM Rosana Pinheiro-Machado

    Publicado em 20/03/2019 às 20:04

    O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) promove no dia 25 de março (segunda-feira) a aula inaugural “Da esperança ao ódio – a ascensão da subjetividade conservadora no Brasil”. O evento será ministrado pela professora Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), às 19h, no Auditório do Bloco B do CFH.
    Continue a leitura » »


  • Monitoramento costeiro comunitário da UFSC solicita participação de usuários

    Publicado em 20/03/2019 às 17:13

    O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGOceano/UFSC), por meio do projeto de monitoramento costeiro CoastSnapSC, solicita a colaboração da comunidade com o uso da hashtag CoastSnapSC (#CoastSnapSC) nas imagens com registros das praias do Santinho e dos Açores postadas nas redes sociais. Espera-se com isso discutir a variabilidade temporal da linha de costa nas praias em estudo em escala semanais, sazonais e anuais. Esses dados têm fundamental importância na adequada gestão da costa e consequente preservação do patrimônio público.

    Baseada em técnicas clássicas de sensoriamento remoto, o sistema existe em mais de 33 plataformas de observações espalhadas pelo mundo. Concebido em uma época em que a conexão entre as pessoas e as informações estão além do contato direto, em uma dimensão digital, o CoastSnap usa as redes sociais para coletar dados da posição da linha de costa e morfologia da zona de surfe por meio de imagens.
    Continue a leitura » »


  • Autobiografia do artista e servidor aposentado da UFSC, ‘Peninha’, é lançada nesta quinta

    Publicado em 20/03/2019 às 17:06

    O livro “Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentiroso”, do servidor aposentado da UFSC junto ao Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE), Gelci José Coelho, conhecido também como “Peninha”, será lançado nesta quinta-feira, dia 21 de março, às 19h, no Museu da Escola Catarinense (MESC). O evento contará com sessão de autógrafos, performances artísticas e a abertura da exposição “Um boitatá em dois tempos”, com registros fotográficos de Biah Schmidt. O livro será comercializado a R$ 45 no local de lançamento.

    Em “Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentiroso”, o artista, pesquisador e museólogo traz um texto que mescla sua história de vida com lendas, contos e casos raros do litoral de Santa Catarina, narrando sua trajetória desde as primeiras lembranças até os dias atuais. Por mais de uma década, Peninha colaborou com o artista, folclorista e professor Franklin Joaquim Cascaes, que se dedicou a registrar as lendas, histórias e costumes dos descendentes açorianos na ilha de Florianópolis. Tornando-se admirador, incentivador e amigo de Franklin Cascaes, Peninha é responsável pela difusão das obras do artista, que se encontram no Museu da UFSC.
    Continue a leitura » »


  • Projeto de aluna da UFSC, que transforma livro em voz, é finalista do ‘Cocreation Lab’

    Publicado em 20/03/2019 às 16:14

    A aluna da UFSC, Maria de Fátima Medeiros e Silva, do curso de Letras Português, por iniciativa própria e muita disposição desenvolveu o “Projeto Releituras – Livro Acessível”. Desde 2017, a confecção de audiolivros de literatura, em formato de radionovela, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas com deficiência visual, baixa visão, dislexia, analfabetos funcionais e analfabetos, com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), e também idosos e pacientes de hospitais. O intuito é promover a acessibilidade e a inclusão social.

    Não é a primeira vez que seu trabalho é reconhecido. Em agosto de 2018, Maria de Fátima venceu na categoria “Inclusão Social” o 16º Prêmio IGK, da Fundação Guga Kuerten. E recentemente, a acadêmica comemora mais uma conquista do projeto de extensão – foi uma das cinco finalistas no Cocreation Lab Florianópolis. Por seis meses, o Releituras participará de atividades colaborativas da pré-incubadora no Centro Sapiens, com apoio institucional e mentoria de diversas entidades.

    A autora contou que, a partir de sua própria necessidade (diagnosticada com “degeneração de córnea”), produziu um piloto de um conto de Machado de Assis e percebeu o quanto a ideia poderia contribuir com outras pessoas. “Ao tentar escutar um audiolivro achei enfadonho, foi aí que me lembrei das antigas radionovelas e a emoção que passavam”, afirmou.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições para Núcleo de Humanização, Arte e Saúde da UFSC

    Publicado em 20/03/2019 às 16:00

    Foto: divulgação

    O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da UFSC está com inscrições abertas para ingressar no grupo. Os interessados devem preencher o formulário online disponível aqui até o dia 26 de março.

    A turma 1A terá encontros nas quartas-feiras, das 17h15 às 18h15; e a turma 1B nas sextas-feiras, das 12h10 às 13h10.

    Sobre o Nuhas

    Criado com o objetivo do Núcleo de contribuir para o bem-estar e a saúde da comunidade, para o desenvolvimento do SUS, e para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, ao estimular a participação dos estudantes e da comunidade em geral em um projeto de extensão universitária e propiciar que os participantes se envolvam em situações concretas de ensino e pesquisa viabilizadas pelas atividades de extensão vivenciadas no processo de interação entre universidade e sociedade.

    São marcos teórico-conceituais as artes e a Humanização na saúde, incluindo a Política Nacional de Humanização. Finalidades incluem o desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional dos participantes e o
    aperfeiçoamento do sistema de saúde como um todo.
    Continue a leitura » »


  • Departamento de Libras promove workshop sobre documentação de língua de sinais

    Publicado em 20/03/2019 às 15:35

    O Departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (LSB/CCE) realizou entre os dias 12 e 14 de março o workshop ‘Documentação e Glossários de Língua de Sinais’, no Auditório Henrique Fontes. O principal objetivo da exposição foi reunir acadêmicos da área para discutirem o projeto de padronização da metodologia na coleta de dados, que permitiria ampliação do quadro amostral e comparações.

    De acordo com Ronice Quadros, professora do LSB, a troca de informações proporcionada pela união das universidades em prol do projeto é enriquecedora. “Acreditamos que é importante registrar a língua [de sinais] não só em um lugar, como temos feito em Florianópolis, mas também em todos os estados brasileiros”, afirma. Ronice e Marianne Rossi Stumpf, na oportunidade, apresentaram projetos de pesquisa que visam justamente a documentação e os glossários de Libras.

    Um dos destaques da programação foi a presença do professor Christian Rathmann, da Universidade Humboldt, em Berlim, que ministrou uma palestra em relação à corpora de língua de sinais na Europa.

    Estiveram presentes professores de bacharelado e licenciatura da área de Letras Libras, representando 14 universidades brasileiras, dentre elas: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade de Brasília (UnB), e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da participação de Jeanne Reis, docente da Universidade de Boston, via videoconferência.

    Maria Woldan / Departamento de Jornalismo / UFSC


  • Coperve divulga lista de obras literárias para o Vestibular 2020

    Publicado em 20/03/2019 às 15:23

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quarta-feira, dia 20 de março, a lista das obras de literatura para o Vestibular UFSC 2020. Sugere-se que o candidato leia as obras na íntegra, uma vez que o conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. Ainda, entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra. O Programa das Disciplinas para o Vestibular 2020 pode ser acessado neste link.

    Confira as obras.

    Por que ler as obras?


    Continue a leitura » »


  • Seminário Sistemas de saúde na perspectiva internacional nesta quinta

    Publicado em 20/03/2019 às 14:55

    O seminário ‘Sistemas de saúde na perspectiva internacional’ será realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta quinta, dia 21 de março, às 18h30 na sala H006. O palestrante será o professor Mauro Serapioni. O evento é promovido pelo curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC em conjunto com a disciplina de Estado, saúde e sociedade.

    Sobre o professor

    Mauro Serapioni possui graduação em Ciências Políticas e Sociais – Universidade de Bolonha (1983), mestrado em Primary Health Care Management at District Level – Istituto Superiore Sanità, Roma (1994) e doutorado em Ciências Sociais e Saúde – Universidad de Barcelona (2003). Atualmente é investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) onde atualmente é docente nos programas doutorais ‘Democracia no Século XXI’ e ‘Governação, Conhecimento e Inovação’ do Centro de Estudos Sociais e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Sociologia da saúde, atuando principalmente nas seguintes áreas: participação e controle social, avaliação em saúde, métodos e técnicas de investigação, desigualdades sociais, sistemas de saúde comparados.


  • O Sol, a Terra e os Fenômenos Atmosféricos são tema de palestra nesta sexta

    Publicado em 20/03/2019 às 12:52

    O curso de graduação em Meteorologia da UFSC realiza no dia 22 de março, sexta-feira, a partir das 10h10min, no Auditório do Departamento de Física, a palestra ‘O Sol, a Terra e os Fenômenos Atmosféricos’, com Renato Ramos da Silva. Na palestra serão apresentados alguns aspectos da atividade solar e os principais processos de interação com a atmosfera terrestre.

    A atividade visa celebrar o Dia Meteorológico Mundial, comemorado em 23 de março, sendo que este ano o tema proposto pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) foi The Sun, the Earth and the Weather, que tem como objetivo divulgar o estado-da-arte sobre o sol e seus efeitos no clima e fenômenos meteorológicos da terra.


  • Feesc e universidade nigeriana assinam acordo de cooperação

    Publicado em 20/03/2019 às 12:36

    A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) e a Universidade Federal de Tecnologia (Futa), do estado da Ondo, na Nigéria, assinaram nesta terça-feira, 19 de março, um acordo de cooperação mútua que visa o desenvolvimento de atividades para estimular o intercâmbio de conhecimento e ampliar a relação acadêmica entre as duas instituições. O acordo é válido por cinco anos, podendo ser prorrogado mediante acordo entre as partes.

    “Temos muito a oferecer em termos de conhecimento e tecnologia e certamente a Futa poderá também abrir novos caminhos para os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com quem a Feesc está credenciada como fundação de apoio para gerenciamento de projetos”, observou o presidente da Feesc, Raul Valentim da Silva.

    O acordo prevê o intercâmbio técnico, científico, cultural, administrativo entre a Futa e a Feesc para o desenvolvimento de atividades de extensão, pesquisas, inovação, cursos, estágios, consultorias, assessoria e outros serviços correlatos julgados necessários, factíveis e de interesse comum das duas partes.

    Pela manhã, o evento de integração com os dirigentes nigerianos contou com a participação da vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, e com apresentação de projetos do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC (LabTrans). A tarde, a Feesc e outros três laboratórios fizeram apresentações e também foi firmado o termo de cooperação. O protocolo bilíngue (português e inglês) foi assinado pelo diretor-técnico da Feesc, Edson Roberto De Pieri, e pelo vice-chanceler da Futa, Joseph Adeola Fuwape. As palestras e a assinatura do termo ocorreram no Auditório do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, ao qual o Labtrans está vinculado.
    Continue a leitura » »


  • Quer parar de fumar? Núcleo sobre o Tabagismo está com inscrições abertas

    Publicado em 20/03/2019 às 12:07

    O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) informa que estão abertas 16 vagas para servidores e funcionários  interessados em participar do Grupo de Cessação do Tabagismo.

    As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 21 de março até 29 de março, na radiologia, no térreo do HU com a enfermeira Heluana.

     

    MAIS

    O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo é um projeto de extensão que existe desde 2014 e realiza, regularmente, a busca ativa com posterior abordagem e tratamento medicamentoso do paciente tabagista hospitalizado com a distribuição de cartilhas educativas, com esclarecimentos relacionados aos malefícios do tabaco e benefícios da interrupção.

    De acordo com a professora Leila Steidle, coordenadora do NET-Tab, o número de fumantes vem caindo ao longo dos anos, principalmente devido às políticas públicas de combate ao tabagismo mas ainda existem muitos casos de doenças associados ao hábito de fumar, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e doenças cardiovasculares. “Quem fuma tem 25% a mais de chances de um ataque cardíaco em relação a quem não fuma” ,exemplifica ela.​

     

    Sinval Paulino / Jornalista HU-UFSC