Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.

JE lança “Energia & Ambiente” esta sexta-feira

O “Energia & Ambiente” vai acompanhar os setores da energia, águas, gestão de resíduos e ambiente. A nova publicação do universo JE, que terá o jornalista André Cabrita Mendes como diretor executivo, terá uma edição mensal em papel e um site com atualização diária.

Jornal Económico vence prémio Escolha do Consumidor 2019

Estudo envolveu 25 mil consumidores que escolheram as marcas portuguesas com maiores níveis de satisfação e intenção de compra ou recomendação. Jornal Económico foi o vencedor na categoria de Imprensa Económica.

Seis grandes truques para casas pequenas

Há pequenos truques e ideias que lhe permitem ganhar espaço, o que fará toda a diferença em casas pequenas. E não têm que significar gastar muito dinheiro.

Reno: o principal rio da Europa está a secar e ameaça a economia

É o principal eixo do transporte fluvial na Europa mas a inclemência das alterações climatéricas pode ditar a sua inutilidade para o transporte, colocando em perigo a economia que lhe está associada.

Novo regime das reformas. Quem pode escapar ao corte do fator de sustentabilidade

Há um novo regime da reforma antecipada destinado a trabalhadores que aos 60 anos idade tenham pelo menos 40 anos de descontos para a Segurança Social. Entrará em vigor de forma faseada.

O setor das telecomunicações é onde o futuro chega primeiro

Se o futuro das comunicações humanas depende, em larga medida, da Inteligência Artificial (AI) é porque a história dos algoritmos inteligentes já é longa.

Ano Novo, calendário novo (e grátis!)

Um calendário de marketing e redes sociais é a surpresa que a E-goi preparou para receber 2019 da melhor maneira.

Agora em português, basta um minuto para se tornar investidor

Saiba como se tornar um investidor à escala mundial e gerar rendimentos. Basta um minuto e é tudo em português.
Mais artigos

PCP e BE insistem na reversão da privatização dos CTT enquanto o Governo planeia rever contrato de concessão

Comunistas e bloquistas voltam à carga no Parlamento para recuperar o controlo público dos CTT, através de diferentes iniciativas, desta vez com o apoio público de alguns setores do PS. No entanto, o Governo estará mais inclinado para uma revisão do contrato de concessão do serviço postal universal, introduzindo regras mais apertadas.

Correios garantem que não vão fechar estações em 2019

Após a Anacom ter questionado a qualidade do serviço dos CTT, a 10 de janeiro, estimando que até ao fim de 2019 a empresa deixaria de ter estações em 48 concelhos, os CTT garantiram ao Jornal Económico que não haverá mais encerramentos este ano. O regulador também fez observações quanto à densidade da rede dos CTT, pelo que a empresa garantiu “estar em todos os concelhos, com pelo menos um ponto CTT”.

Até ao fim do ano, 48 concelhos deverão ficar sem estação dos CTT

O ano de 2018 terminou com 33 concelhos a ficarem sem acesso a estações dos CTT. Pelas contas da Anacom, esse número de concelhos deverá subir para 48, afetando, a curto prazo, 411 mil portugueses. Veja o mapa dos concelhos que não têm uma estação CTT, cujas funções são mais amplas do que uma loja ou ponto CTT

‘Hacker’ Rui Pinto suspeito de espiar emails do Governo

De acordo com as informações recolhidas pelo “Jornal de Notícias”, o pirata informático português é um dos suspeitos de ter tentado aceder a mensagens do Executivo entre 2016 e 2017.

Salários de administradores da CGD foram fixados sem ligação ao desempenho, revela auditoria da EY

Política de remunerações de banco público não fixou, até 2015, regras para o pagamento de remunerações variáveis de administradores do banco público que recebiam esta componente salarial sem qualquer relação com seu desempenho dos administradores. Complemento salarial foi recebido ao longo de anos sem ligação a objetivos de resultados, dividendos e rácio de solvabilidade do banco. Introdução de regras teria travado créditos de risco.

Administradores da CGD recebiam prémios quando banco tinha prejuízos, diz auditoria da EY

Política de remunerações de banco público não fixou, pelo menos até 2008, regras para o pagamento de remunerações variáveis de administradores do banco público. Gestores de topo recebiam prémios “de forma avulsa”, mesmo quando o banco registava prejuízos, sem qualquer relação com seu desempenho e sem ligação a objetivos de resultados, dividendos e rácio de solvabilidade do banco. Introdução de regras teria travado créditos de risco que levou CGD a perdas de 1,2 mil milhões de euros, revela auditoria da EY à gestão do banco entre 2000 e 2015.

CEO portugueses acreditam que inteligência artificial vai criar mais empregos do que destruir

O estudo “Global CEO Outlook”, elaborado pela consultora KPMG, concluiu também que os líderes empresariais portugueses (92% dos inquiridos) estão mais otimistas em relação ao crescimento da economia global do que os seus congéneres mundiais (78%).

BEI concede empréstimo de 55 milhões à Sonae MC para a sustentabilidade

O financiamento pretende comparticipar um investimento calculado em 110 milhões de euros na requalificação do retalho alimentar do grupo, no sentido redução do impacto ambiental da atividade.

Ministro italiano acusa França de “nunca ter parado de colonizar” África

As declarações de Luigi di Maio levaram a que França convocasse Itália para responder aos comentários sobre África. As tensões entre os dois países têm-se vindo a agravar devido aos migrantes que atravessam o Mediterrâneo.

DBRS atribui rating B (low) à obrigações AT1 do BCP, abaixo do rating do banco

A DBRS destaca que as obrigações AT1 são profundamente subordinadas e constituem os instrumentos de dívida mais júniores do Banco (isto é, são os últimos a ser pagos).

Premium“Economia do Frio”: Negócios que aquecem sempre que os nosso termómetros baixam

Janeiro geoso e fevereiro chuvoso fazem o ano formoso. O ditado é antigo, mas mantém-se atual.

PremiumGás Natural: Energia que chega por barco e gasoduto

Mais de 1,3 milhões de portugueses têm a casa aquecida e o fogão a funcionar graças a um combustível fóssil, o gás natural (GN), que chega de outros países.

PremiumDavos: Como é a vida na cimeira dos poderosos

Em Davos, uma das mais importantes estâncias de esqui da Suíça, famosa por receber o Fórum Económico Mundial, o dia começa cedo.

PremiumGSi. Um acrónimo que se adapta espantosamente bem ao Insignia

Procurar saber se há carros bons ou maus não faz sentido. É mais correto procurar saber se são bons ou muito bons. E o Opel Insignia GSi Biturbo de dois litros responde a todas as exigências.

Há 21 países europeus com a gasolina mais barata que em Portugal

Impostos têm um peso de 64% no valor total de cada litro deste combustível em Portugal.

Economize: Pequeno guia fiscal sobre tributação de mais-valias e dividendos

A tributação de mais-valias e dividendos podem ser “um labirinto”. Se tiver ações da Apple e receber dividendos, descubra como proceder.

Esta é a lista dos 210 códigos da Netflix para ver filmes e séries ocultas

Navegar pelo longo índice de séries e filmes disponíveis pode ser exaustivo, e muitas vezes as categorias que nos aparecem na página principal não são as mais claras. Por isso, a Netflix organizou uma lista dos códigos que nos levam para as categorias e subcategorias específicas de conteúdos que estão na plataforma.

Patrícia Martins: “Temos uma sociedade estruturada na exploração do trabalho das mulheres, gratuito e invisibilizado”

Ativista da Rede 8 de Março que está a organizar a Greve Feminista em Portugal sublinha que “há problemas sérios de desigualdade, exploração e opressão” das mulheres, com epicentro na “violência e justiça machista”. E antecipa: “Se nós pararmos, o mundo pára também”.

Ascenso Simões: “Toda a regulação deve ser repensada e a maior urgência é o Banco de Portugal”

Antigo administrador da ERSE, Ascenso Simões acaba de publicar um livro intitulado “Regulação e Supervisão em Portugal”. Descreve um cenário de arcaísmos, disfunções, vazios e impreparações. Desde o Banco de Portugal que “é a entidade mais arcaica e mais impenetrável que existe em Portugal”, até à Autoridade da Concorrência que “só trata de coisas menores”.

A extrema-direita aqui tão perto: Vox entra no Parlamento da Andaluzia

“Espanhóis primeiro”, defende o Vox, traduzindo-se na deportação de imigrantes, construção de muros na fronteira com Marrocos, proibição do aborto e do casamento homossexual, revogação da lei de violência de género, entre outras bandeiras políticas.

Fundo Atena II tem 75 milhões de euros para investir em empresas nacionais

A sociedade de capital de risco Atena Equity Partners criou um novo fundo de ‘private equity’ para investir em empresas com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros, mas não olha para os resultados, que podem ser positivos ou negativos.

Já estão abertas as candidaturas para a 3ª edição do Free Electrons

O programa Free Electrons pretende encontrar soluções nas áreas da mobilidade, energias limpas, redes inteligentes e digitalização.

Startup portuguesa vai integrar programa Qatar SportsTech

Startup portuguesa está entre o restrito grupo de finalistas num concurso no Qatar.

São José é o hospital mais afetado pela greve dos enfermeiros

A greve dos enfermeiros na região de Lisboa e Vale do Tejo está a registar hoje uma adesão de 68%, segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que convocou a paralisação.

China vai punir cientista responsável por bebés geneticamente manipulados

A China vai punir o investigador chinês He Jiankui, responsável pela primeira manipulação genética de bebés em todo o mundo, acusando-o de ter desafiado a lei e a integridade científica, noticia a agência oficial de notícias chinesa.

GSK investe na formação dos profissionais de saúde portugueses

A GSK organiza esta semana – nos dias 23, 24 e 25 – três workshops (Coimbra, Porto e Lisboa) sobre “Science Update”, na área respiratória e vacinas, dirigidos a um conjunto específico de especialistas médicos nacionais, no âmbito de um plano personalizado de engagement para 2019

Eurostat empolou os números. Portugal não tem o maior rácio de médicos generalistas da UE

Segundo o Eurostat, Portugal teria, em 2016, mais de 26 mil médicos de clínica geral. Contudo, o número real é cerca de um quinto desse valor. Foram fornecidos dados errados a esta entidade europeia?

Moçambique em alerta na fronteira com o Zimbábue para risco de cólera

O Ministério da Saúde de Moçambique está em alerta na zona fronteiriça com o Zimbábue devido a um surto da cólera naquele país, disse hoje à Lusa fonte do organismo

Dois em cada 10 internamentos de crianças até 2 anos devem-se a bronquiolite

A bronquiolite é responsável por dois em cada dez internamentos de crianças com menos de dois anos, revela um estudo, segundo o qual a taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.

Investimento em imobiliário deverá atingir os 2.500 M€ em 2019

Apesar da previsão de algum abrandamento no mercado imobiliário para este ano, a CBRE estima que o volume de investimento deverá manter-se robusto em 2019.

Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019

Fase de candidaturas à 7.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana encerra a 8 de Fevereiro. Lisboa, Porto, Braga e Matosinhos são as cidades mais representadas.

Hotel da Estação de Stª Apolónia explorado pelo Grupo Sonae

A IP-Património adjudicou ao Grupo Sonae Capital a subconcessão para instalação e exploração da Unidade Hoteleira na Estação Ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa.

Preços da habitação crescem muito acima da evolução salarial

O mercado imobiliário cresceu duas vezes e meia nos últimos quatro anos mas está a contribuir para o agravamento das desigualdades sociais, alerta o Barómetro sobre Crises.

Taxas Euribor mantêm-se a 3 e 12 meses e caem a 6 meses

As taxas Euribor mantiveram-se hoje a três e 12 meses e desceram a seis meses em relação a ontem, segunda-feira.

'jumpthegap' procura talento entre jovens arquitectos e designers

A 8ª edição do Concurso Internacional de Design Jumpthegap®, promovido pela Roca, procura inovação e sustentabilidade para o futuro espaço de banho.

Premium‘Naming’ do Estádio da Luz vale 50 milhões de euros por cinco anos

É com estes valores base que o Sport Lisboa e Benfica aceita negociar a venda do nome do Estádio da Luz, de acordo com informação recolhida pelo Jornal Económico junto do departamento de comunicação do clube encarnado.

PremiumValadas Coriel vai apostar na assessoria a negócios de arte

A sociedade de advogados liderada por João Valadas Coriel tornou-se em 2018 na segunda portuguesa a ter presença na Costa do Marfim, em parceria com o escritório de Eric Kondo.

PremiumFórum Capitalizar fez radiografia ao investimento em Portugal

Investimento nas empresas tem de duplicar para o país atingir a meta de crescimento de 2,2% do PIB. Descapitalização da economia e crédito malparado obstam ao financiamento às empresas.

Premium“Economia do Frio”: Negócios que aquecem sempre que os nosso termómetros baixam

Janeiro geoso e fevereiro chuvoso fazem o ano formoso. O ditado é antigo, mas mantém-se atual.

PremiumGás Natural: Energia que chega por barco e gasoduto

Mais de 1,3 milhões de portugueses têm a casa aquecida e o fogão a funcionar graças a um combustível fóssil, o gás natural (GN), que chega de outros países.

PremiumDavos: Como é a vida na cimeira dos poderosos

Em Davos, uma das mais importantes estâncias de esqui da Suíça, famosa por receber o Fórum Económico Mundial, o dia começa cedo.
Últimas

Continental Mabor pede aos Correios para não fechar posto de Lousado

Pedro Carreira, responsável da quarta maior exportadora em Portugal, está preocupado com o efeito de um eventual encerramento do posto de Correios em Lousado.

Google News em risco de sair da Europa com nova diretiva dos direitos de autor

Caso a nova lei seja aprovada pela União Europeia, a gerente de políticas públicas da Google admitiu que iria considerar tirar a Google News do continente. Caso os legisladores não sejam capazes de chegar a um consenso até a primavera, quando o Parlamento Europeu tiver eleições, o processo será adiado até o final deste ano.

Prémios Mesa Marcada: Saiba onde deve marcar mesa este ano

Mais um ano, mais uma edição. Os prémios Mesa Marcada aconteceram esta segunda-feira e premiaram os melhores chefes e restaurantes do país. O JE conta-lhe tudo. Só não lhe marca mesa!

Há 21 países europeus com a gasolina mais barata que em Portugal

Impostos têm um peso de 64% no valor total de cada litro deste combustível em Portugal.

Economize: Pequeno guia fiscal sobre tributação de mais-valias e dividendos

A tributação de mais-valias e dividendos podem ser “um labirinto”. Se tiver ações da Apple e receber dividendos, descubra como proceder.

Ministério Público abre inquérito a confrontos no Bairro da Jamaica

Os acontecimentos deste fim de semana no Bairro da Jamaica deram origem a um inquérito. Ministério Público do Seixal investiga confrontos entre agentes da PSP e moradores do Bairro da Jamaica, no Seixal, que resultou em vários feridos e na detenção de um cidadão angolano residente em Portugal. Angola já enviou protesto diplomático.
Ver mais artigos