Faixa publicitária

Tribunal Administrativo avalia negativamente Contas do terceiro ano de governação de Nyusi

Enquanto reafirma o compromisso “de servir o povo com humildade, dedicação e objectividade” o Tribunal Administrat...

Quatro anos de boas intenções porém o povo nunca foi o patrão de Nyusi

A promessa, transformada em compromisso, que “o povo é o meu patrão” revelou-se apenas mais uma das muitas boas in...

Moçambique deixar de pagar os empréstimos ilegais não é opção mesmo com julgamento nos EUA

A expectativa que os moçambicanos têm que um julgamento nos Estados Unidos da América de Manuel Chang, e dos outros a...

Justiça dos EUA também quer prender António Carlos do Rosário e Maria Isaltina Lucas

O “espião” que assinou os contratos de financiamento das três estatais que endividaram ilegalmente os moçambicano...

Faixa publicitária
“Tudo continua no silêncio” e a Polícia disse “vai descansar”, pai do jornalista detido e incontactável em Cabo Delgado
Destaques - Nacional

Abubacar Artur, pai do jornalista da Rádio Comunitária Nacedje, Amade Abubacar, expôs ao @Verdade a angústia que vive desde a detenção do filho, há 12 dias, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, pela Polícia da República de Moçambique (PRM), e falta de comunicação com o mesmo. “O telefone dele está desligado”, mas tenho insistido, afirmou o progenitor da vítima e admitiu: “estou muito preocupado” porque nenhuma autoridade diz coisa concreta. Para agravar a aflição, o Comando-Geral da Polícia mantém-se quieto e calado.

Continuar...
 
Acidentes de viação voltam a matar e ferir dezenas de pessoas em Moçambique
Destaques - Newsflash

Dezasseis pessoas morreram e outras 56 contraíram escoriações, 23 das quais com gravidade, devido a 14 sinistros rodoviários, ocorridos de 05 a 11 de Janeiro corrente, em algumas estradas moçambicanas, segundo o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Continuar...
 
Nyusi e Ramaphosa falam do sul-africano acusado de ser o financiador do “Al Shabaab” e sobre detenção de Chang
  Terça, 15 Janeiro 2019 08:48
Destaques - Nacional

Foto da Presidência da RepúblicaOs presidentes de Moçambique e da África do Sul, Filipe Nyusi e Cyril Ramphosa, reuniram nesta segunda-feira(14) em Maputo para falar sobre as detenções do empresário Andre Hannekom, acusado de ser o financiador do "Al Shabaab” em Cabo Delgado, e do ex-ministro Manuel Chang, que aguarda extradição para o EUA numa cadeia sul-africana.

Continuar...
 
Moçambique tem apenas três aeroportos internacionais mas nove Pontos de Entrada para voos estrangeiros
  Terça, 15 Janeiro 2019 14:30
Destaques - Nacional

Foto de Adérito CaldeiraMaputo, Beira e Nacala são os únicos Aeroportos Internacionais de Moçambique no entanto existem cinco Aeródromos classificados como Pontos de Entrada de voos que podem vir do estrangeiro e outros quatro designados para receberem somente aviões provenientes da SADC.

Continuar...
 
Órgãos autárquicos eleitos nas eleições de Outubro e Novembro de 2018 tomam posse em Fevereiro em Moçambique
Destaques - Democracia

Os membros das assembleias autárquicas e os presidentes dos conselhos autárquicos, eleitos nas eleições de 10 de Outubro e 22 de Novembro de 2018 [houve repetição em Marromeu], nos 53 municípios, vão tomar posse entre 08 e 14 de Fevereiro próximo. O Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) já preparou os respectivos “guiões de investidura”.

Continuar...
 
Novas regras para horas extras na Função Pública em Moçambique
  Quarta, 16 Janeiro 2019 09:05
Destaques - Nacional

Foto de Adérito CaldeiraO Governo de Filipe Nyusi decidiu reforçar os mecanismos de controlo das horas extras na Função Pública impondo que “é remunerada na base da tarifa horária que corresponder ao vencimento do funcionário, não devendo ultrapassar um terço do seu vencimento mensal”, as horas extraordinárias não podem ser acumuladas “devendo efectuar-se o respectivo pagamento no mês imediato” e não podem ser pagas “aos funcionários que exerçam cargo de direcção e chefia”.

Continuar...
 
Polícia considera detenção do jornalista Amade Abubacar “caso delicado” mas não se explica
Destaques - Nacional

Volvidos 11 dias, esta terça-feira (15), da detenção de Amade Abubacar, jornalista da Rádio Comunitária de Nacedje, no dia 05 de Janeiro corrente, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, a Polícia da República de Moçambique (PRM), alega que ainda é cedo para dar informações detalhadas sobre o caso, supostamente porque é “delicado”. Porém, a vítima continua em cárcere e incontactável, alegadamente num quartel militar em Mueda, o que a ser verdade é uma aberração, pois é proibida a prisão de civis em instituições militares.

Continuar...
 
Muro desaba e mata em Marracuene
Destaques - Newsflash

Um jovem de 23 anos de idade morreu em consequência do desabamento de um muro de vedação em construção, no distrito de Marracuene, província de Maputo.

Continuar...
 
Qualidade da água nas bacias de Maputo, Umbeluzi e Limpopo é “muito má”
Destaques - Nacional

A qualidade da água no Sul de Moçambique, nas nas bacias de Maputo, Umbeluzi e Limpopo é considerada “muito má” pela Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos(DNGRH) que aponta o “grande desenvolvimento de actividade agrícola mecanizada aliada a exploração mineira” como as principais causas. Também é considerado mau o precioso líquido nas bacias do Zambeze, Búzi e Púnguè.

Continuar...
 
Tribunal Administrativo chumba recurso de Manuel de Araújo, mas este pode continuar edil de Quelimane por força do acórdão do Conselho Constitucional
Destaques - Democracia

O Tribunal Administrativo (TA) chumbou o recurso interposto por Manuel de Araújo, à sua perda de mandato do cargo de presidente do Conselho Autárquico de Quelimane, por alegada “falta de fundamento legal” para desaprovar a mesma decisão que já tinha sido tomada pelo Conselho de Ministros, em Agosto de 2018. Na sua decisão, o TA ressalta que, pese embora o “recurso contencioso em apreço” seja “um acto administrativo (...)”, tem efeitos sobre a eleição do recorrente, por conta da sua inelegibilidade, na altura em que concorreu por um partido diferente do que o elegeu [MDM], em 2013. Todavia, o mesmo acórdão do TA, que não esclarece em que situação fica o visado, relativamente ao mandato 2019-2023, pode não prejudicar a tomada de posse de Manuel de Araújo, porque já foi proclamado eleito pelo Conselho Constitucional (CC), cujos acórdãos “são de cumprimento obrigatório e não são passíveis de recurso”.

Continuar...
 
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.